- Ano: 2015
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
-
Fabricantes: FMG
Descrição enviada pela equipe de projeto. SuperSurfaceSpace é um showroom em constante mudança dedicado à promoção cultural da arquitetura e do design contemporâneo na cidade de Moscou, projetado pelo escritório Metrogramma para o Grupo IRIS (FMG, Fiandre, Iris Cerâmica).
O SuperSurfaceSpace é o segundo espaço do Grupo IRIS após a galeria SpazioFMG em Milão. Estes espaços são projetados não apenas para exibir produtos, mas também para promover o design inovador. Outros destes espaços serão construídos em várias metrópoles internacionais onde o grupo de produtos de cerâmica de Modena atua. Locais destinados a acolher exposições, eventos, oficinas, mas também - e sobretudo - espaços projetados para tornar-se receptores de debate urbano, pontos de referência nas cidades onde a arquitetura, design, novas idéias e inovação tecnológica estão conectadas.
O conceito geral do projeto encomendado pelo Grupo IRIS foi criado pelo Metrogramma Milano, que concluiu o primeiro SuperSurfaceSpace na cidade de Moscou. O escritório de arquitetura Buromoscow foi escolhido para organizar o programa e conteúdo artístico para o calendário de eventos 2015 no SuperSurfaceSpace de Moscou.
Ao definir a imagem de identidade para os novos showrooms do Grupo IRIS ao redor do mundo, a ideia do Metrogramma foi mostrar as capacidades corporativas e produtos existentes, bem como seus conceitos em espaços que podem acolher iniciativas de pesquisa e comunicação cultural. A ideia de construir espaços intimamente ligados às cidades em uma série de países, e com uma imagem arquitetônica reconhecível, significa criar um modelo totalmente novo de marketing da empresa percebendo a importância de uma abordagem inovadora para a sua entrada no mercado.
Os espaços estão sempre localizados em locais estratégicos das cidades, como distritos culturais e criativos. Eles estão sempre facilmente acessíveis e sempre em vias de pedestres, um pouco como "lojas de vizinhança". O conceito de arquitetura faz referência a produções de teatro, a transformação de espaços consumados. A cor preta, adereços, luzes coloridas e as projeções são os elementos-chave destes espaços. São palcos urbanos equipados para apresentações culturais e artísticas.
Assim é como o Grupo IRIS pretende se estabelecer como uma holding industrial capaz de fornecer respostas concretas para a demanda cada vez mais frequente de arquitetura e design inovadores e produtos personalizados. Para colocá-lo em poucas palavras, SuperSurfaceSpace visa garantir não só as pessoas interessadas em tradicionais pavimentos e paredes de cerâmica, mas também aqueles que são atraídos pela ideia de desenvolvimento de produto, uma espécie evoluída do produto artesanal.